Atualmente, o 4° grupamento conta com dois cães em treinamento: a pastora alemã Árya, de seis meses, e o labrador Sherlock, de apenas três meses. Canil do Corpo de Bombeiros em Santarém
Agência Pará/Divulgação
O 4° Grupamento de Bombeiros Militar (4° GBM) inaugurou na sexta-feira (7), o novo canil do 1° Setorial de Busca, Resgate e Salvamento (1° SBRESC), em Santarém, oeste do Pará. O espaço foi reformado com investimento do Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada e é utilizado para a preparação de animais para ajudar o Corpo de Bombeiros em missões.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
"Começamos esse trabalho com os cães em 2015, mas ele foi paralisado por conta da pandemia da covid-19 e agora estamos retornando. O comando geral do Corpo de Bombeiros junto com a equipe da Defesa Civil fizeram um esforço para o retorno desse serviço, pois sabemos da importância dos cães em buscas e resgates de pessoas no meio líquido ou em área de mata, ocorrências que são comuns aqui na nossa região amazônica", explicou o comandante do 4° GBM, Tenente-coronel Celso Piquet.
Atualmente, o 4° grupamento conta com dois cães em treinamento: a pastora alemã Árya, de seis meses, e o labrador Sherlock, de apenas três meses. Ambos acompanhados diariamente pelos militares e realizam atividades com foco nas missões de busca, salvamento e resgate.
Os cachorros vão passar por um período de treinos e serão avaliados pelo Comitê Nacional de Busca, Salvamento e Resgate com cães, para serem autorizados a participar de missões com o Corpo de Bombeiros.
"Os cães são avaliados regularmente por um médico veterinário aqui do grupamento e fazemos exercícios de condicionamento, atividades de desestresse, além de uma média de 12 treinos de busca por mês. Seguimos um padrão internacional de preparação e a certificação pede que os animais tenham um período mínimo de 18 meses de treinamento para poderem passar pela avaliação e serem certificados", afirmou o Sargento Tiago Carvalho, chefe do 1° SBRESC.
Estrutura
O novo canil, após as obras, conta com quatro boxes para abrigar os animais, área de banho, área de desestresse e espaço de ambientação com minicircuito para os treinos.
O espaço ainda deve receber mais serviços de ampliação até o fim do ano e vai ganhar sala administrativa, espaço de armazenamento das rações, sala de manejo de remanescentes mortais e uma área para a cinoterapia, atividade que também será desenvolvida pelos cães junto à sociedade.
"Os cães são treinados para as buscas, mas também são utilizados na cinoterapia. No passado, já tivemos crianças que vieram até o quartel e os especialistas apontam que há melhora no comportamento, na coordenação motora das crianças por conta da interação com os cães", destacou o Tenente-coronel Piquet.
"O governo do estado está sempre preocupado em melhorar a atuação dos órgãos de segurança pública, com o objetivo de proteger a sociedade e garantir um serviço de qualidade. A inauguração de um novo canil do Corpo de Bombeiros e o treinamento iniciado com os cães é mais um passo para buscar as melhores atuações em situações de resgate, salvamento e outras missões. Quem ganha com esse tipo de estrutura é a população do oeste do Pará", ressaltou o Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, João Pingarilho.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Publicada por: RBSYS