Ambulâncias chegaram na cidade em março de 2023, mas serviço só vai começar a funcionar nesta segunda-feira (10). Começa a funcionar na segunda-feira (10) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O atendimento vai ser iniciado depois de mais de um ano da chegada das ambulâncias.
A informação foi confirmada, na quinta-feira (6), pela secretaria municipal de saúde depois de uma reunião da Câmara Técnica Setorial de Gestão de Saúde. A convocação extraordinária foi feita no dia 3 e participaram da reunião representantes dos municípios de Campos, São Fidélis, Macaé, São João da Barra, Quissamã e Carapebus.
Por orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, está sendo organizada por modelo de gestão por consórcio, envolvendo Grupo de Trabalho integrado por representantes de oito municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cujo gerenciamento está a cargo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).
O subsecretário de Regulação em Saúde, Arthur Borges, explica que o próximo passo é finalizar a pactuação com as regiões com a integração da Central 190 que já funciona atendendo a população de Campos.
Arthur ainda informou ainda que as ambulâncias do SAMU não são de Campos, elas são de um aparelho regional de oito municípios.
''Para que a Central funcione, para que as ambulâncias funcionem é necessário que todos os municípios pactuem e estejam de acordo com todos os atos de funcionamento, desde administrativo ao técnico, a localização onde estão as ambulâncias, que não irão servir somente a Campos, mas a todos os municípios pares que estão ao nosso lado”, explicou.
Publicada por: RBSYS