Tonny Brasil é considerado o pai do tecnobrega, gênero que mistura batidas eletrônicas ao brega. O músico se consagrou por compor grandes sucessos, como "Dudu" e "Cumbia do Amor". Tonny Brasil é considerado o pai do tecnobegra. Gaby Amarantos lamentou sua morte e lembrou seu legado.
Reprodução / Redes sociais
Morreu neste domingo (2), aos 57 anos, Tonny Brasil, paraense compositor e precursor do tecnobrega, gênero musical tradicional do Pará, que adiciona batidas eletrônicas ao brega.
A família ainda não divulgou a causa da morte do músico, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em abril deste ano.
???? Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Tonny ficou consagrado na música nacional por ser considerado o pai do tecnobrega. Suas composições ultrapassaram as fronteiras do estado, como "Cumbia do Amor", cantada por Marília Mendonça, e "Dudu", na voz de Joelma, além de várias outras faixas que tiveram grande sucesso pelo Brasil, principalmente com a banda Calypso.
"Perdemos o pai do tecnobrega Tonny Brasil. Grande compositor, produtor musical e artista que sempre vibrava com as minhas conquistas. Tonny sempre será um visionário da periferia, que, com poucos recursos, ajudou muitos artistas a terem uma carreira", disse Gaby Amarantos na internet.
Ícone da música brega do Pará, Tonny Brasil, morre aos 57 anos e deixa legado inestimável
Ao todo, foram mais de 2 mil letras escritas que falam de amor e das coisas boas da vida, temas embalados por melodias que deixam qualquer ouvinte com vontade de dançar e em clima de nostalgia.
"Quando eu comecei a fazer música, o Tonny fui uma grande referência para mim, porque ele era um dos poucos que faziam músicas para as aparelhagens (grande estrutura sonora que toca prioritariamente o gênero tecnobrega). A gente perde um ser humano incrível, mas ganha grandes canções. Tenho muito orgulho por poder interpretar suas músicas", homenageou a cantora Valéria Paiva.
Recentemente, uma das composições de Tonny cantada por ele mesmo viralizou nas redes sociais. "Oração" tem um início com batidas e melodia cativantes, e foi usada como trilha de vídeos nostálgicos na internet, por usuários de todo o mundo.
"O céu esta em festa, porque recebe uma pessoa de um coração maravilhoso, um grande artista, um grande música. Mas a música paraense perde um dos seus grandes compositores", lamentou Hellen Patrícia, também cantora.
O velório de Tonny Brasil começou às 9h desta segunda (3), na Funerária Max Domini, localizada na avenida José Bonifácio, 1550, no bairro Guamá, em Belém.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Publicada por: RBSYS