A prática de soltar balões é crime e, além de perigo para aviação, pode ocasionar queimadas. Balões vistos perto do Aeroporto de Viracopos neste domingo (9)
Arquivo pessoal
Ao menos três balões foram soltos em Campinas (SP) na manhã deste domingo (9) e chegaram à região do Aeroporto Internacional de Viracopos.
De acordo com a assessoria de imprensa do terminal, um deles caiu na área do aeroporto. "Três balões sobrevoaram o aeroporto nesta manhã de domingo, sendo que um deles caiu dentro do aeroporto. No entanto, as operações não precisaram ser interrompidas", informou.
Nas redes sociais, um piloto que pousou em Viracopos no momento em que o balão passava no aeroporto destacou o perigo da prática para a aviação.
"Olha o perigo. Nós já tínhamos passado perto desse balão. Se você conhece alguém que solta balão, denuncie. Se você solta, pare imediatamente. Olha o risco", disse o piloto Luis Pita mostrando o balão perto de outra aeronave no ar.
Além da região de Viracopos, os balões foram vistos também nos bairros Jardim São Gabriel e Jardim Antônio Von Zuben. Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência foi registrada neste domingo por conta dos balões.
A prática de soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais. Segundo o texto, "é proibido fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano"
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Publicada por: RBSYS