Com 12,4ºC, cidade registrou manhã mais fria do ano nesta quarta-feira (29). Prefeitura diz que realiza campanhas de arrecadação e distribuição de roupas e cobertores. Moradores de favela em Ribeirão Preto, SP, enfrentam dificuldades com queda de temperatura
Famílias da Comunidade da Locomotiva, na zona Norte de Ribeirão Preto (SP), veem os desafios que já fazem parte do cotidiano serem potencializados com a chegada do frio.
Nesta quarta-feira (29), por exemplo, a cidade atingiu a mínima de 12,4ºC, o que colaborou para a manhã ser a mais fria do ano na região, de acordo com o Climatempo.
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Moradora da comunidade há apenas três dias, a dona de casa Marília Gabriela dos Santos já pôde vivenciar as dificuldades. Ela destaca as aberturas no teto da casa onde vive e a falta de roupas de frio.
"Aqui é muito frio, principalmente na parte da manhã, como que está passando o frio por Ribeirão, a neblina entra muito pelas brechas. Tem que usar coberta, muita roupa de frio, que a gente quase não tem, mas tem que lavar, porque suja muito. Quem tem criança, tem que estar usando bastantes roupas de frio."
Teto de casa com aberturas possibilita entrada do frio em casa de comunidade em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
A comunidade conta com 350 famílias, compostas por cerca de 300 crianças. Segundo o líder comunitário Platinir Nunes, diante da falta de transporte escolar, alguns estudantes se veem obrigados a faltar às aulas.
"Em determinado tempo, as crianças vão dois dias para a escola e ficam três dias sem ir, por causa da exposição de gripe, fica tossindo. Como que vai em um vento desse às 6h? Algumas [famílias] moram em um trem, uma lata, 10ºC de frio se tornam quase 0ºC dentro da lata do trem."
Famílias moram em vagões de trem em comunidade de Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura?
Procurada, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que mantém o Fundo Social de Solidariedade, responsável por campanhas de arrecadação e distribuição de roupas e cobertores para entidades e pessoas cadastradas.
Sobre a falta de transporte escolar, a Secretaria de Educação afirmou que a cidade oferece transporte fretado para estudantes de até 12 anos da rede municipal. Segundo a pasta, para garantir o direito, os interessados devem formalizar o pedido nas respectivas escolas.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Publicada por: RBSYS