Já considerando todo o Ceará, a chuva ficou em torno da média. Avenida Heráclito Graça em dia de chuva em Fortaleza
Fabiane de Paula/SVM
Choveu 408,1 milímetros em Fortaleza no mês de maio, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Um desvio positivo de 97,4%. O número é maior que a média histórica e dado pode aumentar, pois são dados parciais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Já em todo o Ceará choveu em torno da média. O esperado para todo o mês é 90,7 milímetros e as precipitações foram 82,5 milímetros.
Entre as 7h de quarta-feira (30) e as 7h desta quinta-feira (31) choveu 65 milímetros. Essa chuva ocasionada pelas áreas de instabilidade e a brisa marítima.
O Ceará apresentou chuvas em cerca de 80 municípios entre quinta a sexta-feira. Os maiores acumulados se deram no litoral de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Paracuru. Houve boas chuvas na Região da Ibiapaba. Maior precipitação registrada no estado ocorreu em Fortim com 97 milímetros.
Brisa marítima e terrestre
Além das áreas de instabilidade, segundo a Funceme, as chuvas podem ocorrer devido aos efeitos da brisa marítima e terrestre, bem como à convecção local, que resulta da combinação de temperatura, umidade, vento e relevo.
A Funceme reforça que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado, está localizada perto do continente. Sendo assim, as chuvas estão previstas.
A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial da Terra, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.
Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer sobre a região litorânea do estado, onde a intensidade das chuvas deve variar de fraca a forte e podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Previsão para os próximos dias:
Sexta-feira (31):
Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada na faixa litorânea, norte da Jaguaribana, Ibiapaba, Maciço de Baturité e porção norte do Sertão Central e Inhamuns. No centro-sul do estado, é esperado céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado com chuvas isoladas e passageiras.
Sábado (1º):
Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.
Domingo (2):
Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Publicada por: RBSYS