Apreciado por muitos, o gengibre é usado para dar aquele sabor especial em receitas, além de seus fins medicinais no preparo de chás, para aumentar a imunidade. Clima atrapalha, mas preço do gengibre melhora na roça
Reprodução/TV TEM
O gengibre é uma planta de origem asiática e, no Brasil, é cultivado principalmente em dois lugares: no Espírito Santo e no sudeste de São Paulo. Em Tapiraí (SP), a colheita já começou e, embora o clima não tenha ajudado muito, os preços pagos aos produtores melhoraram em comparação à safra anterior.
???? Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
As plantações são feitas na Serra de Paranapiacaba, onde o solo é mais arenoso e o clima é mais ameno na maior parte do ano. Porém, as temperaturas surpreenderam e atrapalharam muito nos últimos meses.
A planta pode atingir mais de um metro de altura, só que a parte que mais interessa ao produtor está debaixo da terra: o rizoma, uma espécie de caule subterrâneo. No ano passado, o produtor Francisco Fernandes colheu 10 mil caixas de 20 quilos.
Atualmente, devido ao clima, a safra deve render em torno de sete mil caixas. O problema ficou bem visível no tamanho das placas da planta. O agricultor produz gengibre em três hectares, e vai colhendo aos poucos, conforme a demanda.
É um período bom para aproveitar. A previsão é manter a produção até março do ano que vem.
O agricultor Célio Fernandes investiu na plantação, aumentando a área de produção em cerca de dois hectares. A primeira colheita está sendo realizada neste ano. Além do solo de primeiro plantio ter uma qualidade melhor para o gengibre, o ataque de pragas e doenças é mais difícil.
Quando as encomendas chegam, o trabalho é feito até mesmo debaixo de chuva. As 15 mil caixas previstas significam R$ 5 mil a mais que a safra anterior. Um diferencial que tem atraído quem trabalha com gengibre no município é o preço. Com menos oferta, ele ficou mais valorizado.
Veja a reportagem exibida no programa em 02/06/2024:
Clima atrapalha, mas preço do gengibre melhora na roça
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Publicada por: RBSYS