O animal tem 10 anos e dois filhotes grandes de aproximadamente 2 anos. A onça já protagonizou vários ataques, segundo o guia de turismo que a filmou. Onça Ti
Branco Arruda
Batizada de Ti, a onça que venceu a briga com um jacaré no Pantanal mato-grossense é acompanhada desde os 6 anos pelo guia de turismo Branco Arruda, que a filmou. O animal tem 10 anos e dois filhotes grandes de aproximadamente 2 anos.
Branco contou que Ti recebeu o nome de um colega, o também guia Paulo Boute. Segundo ele, no dia, Ti estava acompanhada pelo irmão, Juru, que também já foi filmado protagonizando ataques no Pantanal.
????O guia também explicou que conseguiu identificar a onça por causa das pintas que ela tem, que são como "digitais", que ajudam os guias a reconhecerem os animais.
"As onças têm a digital delas na pinta. Cada uma tem um desenho diferente na testa, e aí eu consigo identificar por isso", explicou
Ti e os dois filhotes
Branco Arruda
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O ataque
Fotógrafo registra ataque de onça contra jacaré no Pantanal de MT
O ataque aconteceu às margens do Rio Cuiabá, próximo ao Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé, a 104 km da capital. O vídeo foi divulgado, nessa terça-feira (28), nas redes sociais do profissional. (assista acima)
Nas imagens é possível ver o felino se aproximando do jacaré. Ela pula na água e mergulha, vencendo a disputa. O réptil tentou reagir, mas não conseguiu e foi arrastado para a vegetação.
"Ela já é bem conhecida. Sempre que achamos ela, alguma coisa boa sai e hoje ela deu esse show pra nós. Eu sou muito feliz com o que eu faço, a sensação de poder assistir um animal como esse no seu habitat natural é de pura gratidão", disse.
Refúgio de onças
Onças-pintadas podem ser observadas no Pantanal de Mato Grosso
Pablo Cersosimo
O Parque Estadual Encontro das Águas contempla o maior número de onças-pintadas, com uma extensão de 108 mil hectares. Os turistas podem passear de barco pelo bioma ao mesmo tempo em que fazem o monitoramento das onças de forma voluntária através de fotos e vídeos de diferentes aparições dos felinos.
Aliado ao ecoturismo, os guias orientam que o melhor momento para se deparar com os animais acontece entre os meses de julho e final de setembro, quando começa o período da seca, o que faz com que os felinos procurem água e, com isso, ficam expostos às margens dos rios, sendo possível vê-los de uma distância segura.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Publicada por: RBSYS