No começo de 2025, 11 cidades decretaram situação de emergência ou de calamidade por causa das chuvas no estado. Em Minas Gerais, a chuva matou duas pessoas.
Em Minas Gerais, a chuva matou duas pessoas.
Um deslizamento de terra atingiu uma casa em Carangola, na Zona da Mata mineira. José Cláudio de Oliveira, de 74 anos, morreu soterrado. No local, a Defesa Civil interditou outras casas em situação de risco.
José Cláudio de Oliveira
Reprodução/TV Globo
Em Tombos, também na Zona da Mata, os bombeiros encontraram nesta quinta-feira (9) o corpo de um homem de 30 anos, que tentava atravessar uma ponte de madeira a cavalo e acabou arrastado pela enxurrada.
Em Tombos, os bombeiros encontraram corpo de homem de 30 anos
Reprodução/TV Globo
O Centro de Inteligência da Defesa Civil de Minas Gerais recebe informações de todo território mineiro. A maior parte do estado está sob alerta para ocorrências de tempestade. Os agentes chamam atenção para a importância de toda população ficar atenta aos avisos de perigo.
"É o conjunto de estar atento aos alertas, acompanhar as redes sociais, se cadastrar nos serviços que são gratuitos de alerta, mas junto a isso, ao receber esse alerta, adotar um comportamento de cautela, de preservação da vida", diz Paulo Roberto Bermudes Resende, coordenador da Defesa Civil/ MG.
Neste começo de ano, 11 cidades decretaram situação de emergência ou de calamidade por causa das chuvas em Minas Gerais. Em Dom Silvério, a água baixou e moradores receberam a ajuda de voluntários para limpar as ruas. Entre eles, a pequena Alice, de três anos.
"Ela gosta de ajudar. Quando eu saio de casa, ela já fala: 'Eu quero ir também, mamãe', e aí ela vem, ela está sempre comigo", afirma Germana Cotta, mãe da Alice.
LEIA TAMBÉM
Sobe para 43 o número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas em MG
Nove pontes derrubadas e casas debaixo d'água: cidade de 5 mil habitantes vive cenário de destruição
Publicada por: RBSYS