Festa ocorre até o próximo sábado (8) na praça Fábio Marques Paracat, no Centro da cidade. Expectativa é receber cerca de 300 mil pessoas durante o arraial. Elba Ramalho e Geraldo Azevedo se apresentaram no Boa Vista Junina 2024
Lena Galvão/Rede Amazônica
O público do Boa Vista Junina 2024 foi animado e embalado com os ritmos de xote, forró e baião dos cantores Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, no show que abriu as apresentações nacionais na primeira noite da festa. Neste ano, o arraial, que iniciou nesse sábado (1º), ocorre por oito noites na praça Fábio Marques Paracat, no Centro da cidade.
O evento reuniu, no primeiro dia, um público de mais de 70 mil pessoas, segundo estimativa da prefeitura da capital, responsável pela festa.
???? O show começou por volta das 22h55, antes do horário previsto, às 23h. Quem foi curtir a apresentação pôde dançar ao som dos hits "Dia Branco", "Táxi Lunar" e "Dona da Minha Cabeça". Os artistas se apresentaram em Roraima com projeto "O Grande Encontro".
"A gente tem essa ligação afetiva, musical, a música nos une bastante. Eu sou a cantora que mais gravou Geraldo Azevedo [...] Existe uma amizade, não é uma coisa aleatória", comentou Elba Ramalho sobre a parceria.
Pela segunda vez em Roraima, Geraldo afirma que a tradição do forró é o que conduz as apresentações da dupla. Ambos tem carreira solo e por isso o show reúne sucessos dos dois cantores e de outros grandes nomes do forró, como Luiz Gonzaga.
"A gente que tem raiz nordestina já está ligado nessa coisa do São João, estamos ligados na festa junina. Vai ter muito baião, xote, xaxado, Luiz Gonzaga, composições da gente", adiantou Geraldo Azevedo ao g1.
A família do enfermeiro Alex Nascimento, de 45 anos, aproveitou a chance para assistir o show bem equipados: com cadeira e caixa térmica. Eles chegaram no Boa Vista Junina uma hora antes do show nacional para garantir um bom lugar.
"A expectativa é a melhor possível. Torcendo para que não chova para curtir o show da Elba e do Geraldo Azevedo. Vamos que vamos! Trouxe a família para também aproveitar o show e as maravilhas da nossa festa do arraial", disse.
Enfermeiro Alex Nascimento chegou uma hora antes do show nacional
Samantha Rufino/g1 RR
A programação do evento também inclui shows locais e, nos próximos sete dias, 45 artistas devem se apresentar no palco do Boa Vista Junina. A expectativa é receber cerca de 300 mil pessoas durante o arraial, superando o público do ano passado que foi de 280 mil pessoas.
Veja programação completa do Boa Vista Junina 2024
???? Tablado com cobertura
Com o tema "O Arraial da Nossa Gente, Festa da Tradição, é Boa Vista pra Frente", uma das novidades desta edição é a cobertura na arena junina, local onde as quadrilhas se apresentam. Antes, a área ficava descoberta e exposta à risco de chuvas, o que atrapalhava os quadrilheiros.
Quadrilha Guerreiros de Jorge foi a primeira a se apresentar no tablado com cobertura
Samantha Rufino/g1 RR
Os grupos que estrearam a novidade na primeira noite foram as quadrilhas Guerreiros de Jorge, Tradição Macuxi, Macedão e Explosão Caipira. As apresentações começaram às 19h. De acordo o prefeito Arthur Henrique (MDB), a estrutura atende uma demanda dos próprios quadrilheiros.
"A gente vem com uma estrutura jamais vista antes no Boa Vista Junina e uma das maiores preocupações é a questão do período de chuva [...] A gente sabe que a principal atração do nosso espetáculo são as quadrilhas juninas e então esse ano o tablado está todo coberto para que todas as quadrilhas tenham a mesma condição de se apresentar", garantiu o prefeito.
Nas arquibancadas, a capacidade do público aumentou de 4,8 mil para 5 mil pessoas. Além disso, o evento também contou com espaços para pessoas com deficiência física ou limitação de mobilidade.
Outra novidade deste ano é a votação popular para as quadrilhas. O aplicativo "Boa Vista Junina" está disponível para download na Play Store, para os usuários da plataforma Android, e para os usuários do IOS na App Store. A votação popular é à parte do concurso oficial.
Espaço instagramavel no Boa Vista Junina 2024
Samantha Rufino/g1 RR
Como nas edições anteriores, a festa conta com um espaço instagramavel que representa um vilarejo nordestino. A decoração possui itens da tradição junina, como chapéus de palha e bandeirinhas. A família da psicóloga Thayana Aguillera, de 36 anos, entrou no clima e decidiu aproveitar o primeiro dia de arraial.
"É sempre um evento muito bem organizado para família, é um passeio. A Helena [filha da psicóloga] ama, ela tem quatro aninhos e ela conta os dias para vir ao arraial. Hoje quando a gente falou que viria ela já correu para o armário, pegou a roupinha dela e já se arrumou. Téozinho [filho da psicóloga]
Família da psicológa Thayana Aguillera aproveitou o primeiro dia de festa
Samantha Rufino/g1 RR
???? Movimento no comércio local
Na edição de 2024, o Boa Vista Junina tem 185 espaços para empreendedores de diversos ramos. Na festa, além da praça de alimentação com restaurantes, há barracas espalhadas por toda a praça Fábio Marques Paracat. Além disso, há espaço para outros empreendedores em uma feira de artesanatos.
Praça de alimentação no Boa Vista Junina 2024
Samantha Rufino/g1 RR
Quem aproveitou para impulsionar as vendas foi a empreendedora Edna Rodrigues, de 46 anos. Há 20 anos no ramo de costura e participando do arraial, ela preparou itens com a temática junina para os clientes.
"Foi muito trabalho, mas vai valer a pena, eu acredito porque a gente faz com muito gosto, e esperamos que as pessoas gostem também do nosso trabalho, que é feito a mão, laços, tiaras, tem roupinhas também e acreditamos que vai ser uma boa festa. Sempre é muito bom, muito alegre, muito animado", comentou.
Barraca da Edna tem itens juninos para clientes produzidos à mão
Samantha Rufino/g1 RR
Já a família de Sabrina Santos, de 18 anos, apostou nas comidas típicas para atrair mais clientes. Eles trabalham há cinco anos com a barraca como uma maneira de faturar uma renda extra para a família.
Entre os alimentos encontrados na barraca estão o tradicional milho cozido, canjica e a paçoca -- típica em Roraima e que deve ser distribuída no arraial no dia 7 de junho, dia em que a prefeitura vai tentar bater o próprio recorde de 'maior paçoca de carne seca do mundo'.
"É uma coisa que para gente é como se fosse uma renda extra, uma segunda renda que a gente tem garantido naquele período de arraial, que é um período muito bom que traz muito benefícios para gente. Até agora nesse primeiro momento a gente está vendendo super bem, já saiu bastante milho, já saiu bastante canjica, paçoca", comentou a vendedora.
Sabrina Santos, de 18 anos, apostou em comidas tradicionais para o arraial
Samantha Rufino/g1 RR
Confira a programação deste domingo (2)
???? ???? Arena Junina (onde ocorre a apresentação das quadrilhas)
20h - Coração do Sertão (grupo emergente)
21h - Filhos de Makunaima (grupo de acesso)
22h - Coração Alegre (grupo de acesso)
23h - Zé Monteirão (grupo especial)
00h - Agitação (grupo especial)
???? Shows
19h - Sabá Kateretê e banda
19h45 - DJ Grazziano
20h15 - Katy Morais e banda
21h - DJ Grazziano
21h30 - Euterpe e banda
22h15 - DJ Grazziano
22h45 - Edilson Marques
23h30 - DJ Grazziano
00h - Zerbine Araújo e Paçoquinha de Normandia
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
???? Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Publicada por: RBSYS