A primeira apreensão encontrou 150 animais, no dia 30 de junho, e a segunda apreensão recolheu 25 fetos, nessa quinta-feira (6). Fetos de lhamas foram apreendidos pela Receita Federal, em Corumbá (MS)
Receita Federal/Divulgação
A Receita Federal apreendeu em uma semana, 175 fetos de lhamas empalhadas e calcificadas em Corumbá (MS), fronteira com a Bolívia. A primeira apreensão recolheu 150 fetos, no dia 30 de junho, e na segunda foram mais 25 nesta quinta-feira (6).
Conforme a Receita, as lhamas foram encontradas em um ônibus, entre roupas e alimentos irregulares, durante uma fiscalização, que apreendeu mais de 2 toneladas de produtos e mercadorias.
Segundo a Receita, um homem boliviano, de 25 anos, confessou que os materiais seriam comercializados em São Paulo (SP).
A operação foi feita em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Polícia Militar (PM)
Receita Federal/Divulgação
Ainda conforme o órgão, os fetos foram entregues ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A operação foi feita em conjunto com o MAPA e a Polícia Militar (PM).
Primeiro caso
Fetos foram entregues ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Receita Federal/ Divulgação
Durante a abordagem de um ônibus, que tinha como destino a cidade de São Paulo (SP), fiscais da Receita Federal apreenderam 150 fetos de lhamas em caixas e cada um deles seria vendido por R$ 250. O caso ocorreu no dia 30 de junho, em Corumbá.
Ainda segundo a Receita Federal, os fetos de lhama mumificados são itens raros do mercado. De acordo com a crença boliviana, as famílias devem fazer uma oferenda à deusa andina Pachamama, enterrando um feto de lhama embaixo de suas novas casas como proteção, saúde e boa sorte.
*Estagiária sob supervisão de Anderson Viegas
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Publicada por: RBSYS