O presidente francês, Emmanuel Macron, vai mandar aviões Mirage 2000 à Ucrânia. O presidente americano, Joe Biden, anunciou mais de US$ 200 milhões em ajuda. França anuncia envio de caças para Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recebeu novas ofertas de ajuda militar durante a visita que fez à França.
Mais um passo entre os aliados contra Vladimir Putin. O presidente francês, Emmanuel Macron, vai mandar aviões Mirage 2000 à Ucrânia e ofereceu treinamento para os pilotos ucranianos. E o presidente americano anunciou mais de US$ 200 milhões em dinheiro para armas e para reconstruir a rede elétrica da Ucrânia, que é alvo dos bombardeios russos.
Na França, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrou com dois dos seus principais defensores na guerra - que se desenrola há quase dois anos e meio no velho continente.
Os três presidentes vão se encontrar na Itália, na semana que vem, na reunião do G7. Um dos temas que os líderes mundiais vão tratar é o uso do dinheiro russo, que está congelado em bancos americanos e europeus, para ajudar a Ucrânia.
No início do conflito, o presidente francês bem que tentou intermediar o diálogo entre o Ocidente e Putin, mas não conseguiu. Agora, o presidente da Rússia o acusa de fomentar a tensão na Europa e acusa Biden pelas mortes de civis russos com foguetes americanos.
Na Assembleia Nacional Francesa, Volodymyr Zelensky comentou os relatos de que o presidente russo estaria pronto para um cessar-fogo que reconheça as linhas de frente atuais do campo de batalha. Zelensky afirmou que traçar linhas temporárias apenas daria à Rússia uma pausa antes de Putin iniciar uma nova guerra.
“Hitler cruzou linha após linha. Putin está fazendo o mesmo”, disse ele.
Publicada por: RBSYS