Lei nº 4.494 foi sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do município. Escolas conquistaram o título pela importância de ambas nos cenários artístico-histórico-cultural da cidade.
Patrícia Cruz/Vanessa Rodrigues
As escolas de samba X9 e Brasil, respectivamente dos bairros Macuco e Aparecida, em Santos, no litoral de São Paulo, são os novos patrimônios imateriais da cidade. A lei nº 4.494 foi sancionada pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) e publicada no Diário Oficial.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Com base na lei, as escolas mais antigas do carnaval santista conquistaram o título pela importância de ambas nos cenários artístico histórico-cultural da cidade.
A partir de agora, as agremiações vão se manter como especiais, nos concursos que tenham recursos da prefeitura, desde que atinjam ao menos 70% da pontuação necessária. A lei é baseada no Projeto de Lei nº 309/2021, do vereador Danilo Alves da Conceição (PT).
X-9
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9, foi fundado em 1º de maio de 1944, no bairro Macuco. A agremiação de 80 anos já venceu o grupo especial do carnaval santista 19 vezes.
Brasil
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Brasil começou as atividades em 31 de março de 1949, no bairro Aparecida. Em 75 anos de história, já conquistou o carnaval 16 vezes.
O que é um patrimônio imaterial?
Diferentemente do patrimônio material, o patrimônio imaterial não se refere a lugares ou coisas, e sim aos saberes culturais passados de geração a geração, importantes para a criação de uma identidade cultural na sociedade.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Publicada por: RBSYS