Trecho que começa às margens da Rodovia Alexandre Balbo virou ponto de descarte irregular. Problema ambiental também preocupa por causa do risco de dengue. Estrada para distrito de Cruz das Posses vira 'lixão' em Ribeirão Preto
Parte da estrada que liga Ribeirão Preto (SP) ao distrito de Cruz das Posses, no município de Sertãozinho (SP), está tomada por lixo descartado de forma irregular. Com ajuda de um drone, a EPTV, afiliada da TV Globo, sobrevoou a área nesta sexta-feira (10) e registrou a fileira de entulho depositada ao longo de vários metros da via.
O local, que fica numa área rural às margens da Rodovia Alexandre Balbo, Anel Viário Norte, virou um ponto de descarte para restos de materiais de construção, móveis, pneus, garrafas, plásticos e todo tipo de lixo.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Do alto, é possível ver que praticamente metade da largura da estrada se tornou um depósito a céu aberto.
Durante a noite, principalmente em períodos sem chuva, é comum observar fogo ao longo da estrada, provavelmente colocado por pessoas que vão ao lugar para poder fazer os descartes. Carroças, carros particulares e até caminhões são usados para despejar os materiais.
Quantidade de material descartado irregularmente na estrada entre Ribeirão Preto e Cruz das Posses impressiona
Marcelo Moraes/EPTV
Risco ambiental e de doenças
Além do problema ambiental, a situação se agrava nesta época do ano por causa da dengue. Os recipientes podem acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Em 2024, Ribeirão Preto registrou 43.842 casos da doença, sendo que 23 morreram, segundo dados da Secretaria de saúde.
Nos primeiros dias de 2025, a cidade soma 18 confirmações e outras 342 suspeitas, sendo que uma morte de paciente que tinha sintomas da doença é investigada pelas autoridades de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Infectologistas alertam para cenário pior em 2025 e provável circulação de novo sorotipo
Quantidade de material descartado irregularmente na estrada entre Ribeirão Preto e Cruz das Posses impressiona
Marcelo Moraes/EPTV
Outros pontos com lixo na zona Norte
Na Via Norte, uma área ao lado do Centro de Controle de Zoonoses e em frente a um parquinho infantil também virou um lixão a céu aberto. O funileiro Rached Lima, que é vizinho ao local, se preocupa com os riscos à saúde das pessoas.
“Isso aí revolta a gente e preocupa de várias formas. Traz dengue, animais peçonhentos, mau cheiro, doença com essa chuva toda. E tem a poluição do solo também. A gente precisa de uma fiscalização constante porque até que eles vêm e limpam, mas passam uma, duas horas, eles [moradores] vêm e jogam novamente lixo”, diz.
Na Rua Japurá, perto da Avenida Rio Pardo, no Ipiranga, o lixo acumulado está tomado por mosquitos, o que indica alerta para o caso da presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Já na Rua Américo Batista, pneus ocupam parte da calçada e, com as chuvas, podem começar a acumular água.
Lixo na Rua Japurá, na zona Norte de Ribeirão Preto, SP
Marcelo Moraes/EPTV
O que diz a prefeitura
O novo secretário do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Cláudio de Almeida, diz que, desde o começo do ano, a prefeitura fez 72 inspeções que resultaram no recolhimento de 200 toneladas de lixo e entulho das ruas.
Segundo Almeida, 22 multas foram aplicadas.
“Hoje nós temos pontuados pelos fiscais ambientais mais de 27 pontos de descartes críticos na cidade. Temos hoje uma equipe com 12 fiscais ambientais que circulam pela cidade, tem plantão finais de semana, à noite, ou denúncia. O fiscal vai ao local, verifica e se a pessoa estiver lá no ato, descartando, é autuada no ato. Se a pessoa conseguir se evadir e a gente conseguir pegar a placa também, a gente vai puxar pela placa e achar o infrator”, diz.
O descarte irregular de lixo é crime ambiental, com previsão de quatro anos de cadeia e multa.
Denúncias podem ser feitas no serviço de atendimento ao munícipe, pelo telefone 156, ou pelo site da prefeitura.
Lixo espalhado pelas vias da zona Norte de Ribeirão Preto, SP
Marcelo Moraes/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Publicada por: RBSYS