Aviso é de perigo para regiões Serrana, Noroeste, Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre. Previsão indica risco leve de perda de plantações e temperatura mínima até 3ºC. Mapa de alertas do Inmet para o RS
Reprodução/ Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologista (INMET) emitiu, nesta quinta-feira (30), um comunicado informando que o Rio Grande do Sul tem previsão de geada entre quinta e sexta-feira (31), após os temporais que assolaram o estado completarem um mês na quarta-feira (29).
???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os municípios que devem ser afetados estão nas regiões Serrana, Noroeste, Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre, além de áreas nos estados em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A previsão para o RS foi classificada pelo Inmet em um aviso meteorológico “amarelo”, indicando "perigo potencial de geada".
A previsão do Instituto aponta ainda risco leve de perda de plantações e temperatura mínima até 3ºC.
São José dos Ausentes, na Região da Serra, registrou a temperatura mais baixa do estado nesta quinta-feira (30): 2,5ºC. O frio e a umidade possibilitaram a formação de geada, que cobriu gramados na cidade.
LEIA TAMBÉM
Trensurb retoma operação do metrô após 27 dias suspensa na Região Metropolitana de Porto Alegre
Com temperatura de 2,5ºC, São José dos Ausentes começa dia coberta de geada
Casal que teve casa inundada em Porto Alegre e foi entrevistado no JN ganha 'sorriso novo', óculos e primeiro celular
Segundo a Climatempo Meteorologia, uma massa de ar frio de origem polar impede que as temperaturas não subam tanto no estado, apesar do sol e tempo firme sem chuva.
Já na sexta-feira, o sol aparece entre poucas nuvens em todo o estado e ainda sem previsão de chuva. As temperaturas devem permanecem baixas e há risco de geada na serra.
A enchente que assolou o Rio Grande do Sul já deixou 169 pessoas mortas, 44 desaparecidas e 626,7 mil fora de casa, segundo dados da Defesa Civil da manhã desta quinta-feira (30).
Entenda os avisos do Inmet
O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”. Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, entre outras atividades, o Inmet emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
Os avisos do sistema Alert-AS do Inmet não têm relação com os alertas oficiais, que são usados pela Defesa Civil quando há risco à população. Eles são feitos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Vídeos: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS