Referência para atendimento de traumas na região de Campinas, unidade recebe, em média, cinco casos por dia, e complexidade de ocorrências afeta outros procedimentos. HC da Unicamp atende, em média, 5 pacientes feridos em acidentes de trânsito por dia
O aumento nos acidentes de trânsito provoca reflexos importantes nos hospitais que atendem o SUS. Referência para a região de Campinas, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp atende, em média, cinco vítimas de trauma por dia. Por conta da urgência e complexidade dos casos, cujos atendimentos envolvem diversos profissionais e estrutura, outros procedimentos precisam ser desmarcados.
???? Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Na avaliação de Elaine Ataíde, superintendente do HC da Unicamp, a maior conscientização da população sobre a segurança viária permitira a unidade ampliar em até 20% o atendimento à população.
"Se houve uma conscientização geral em relação ao que é previnível, que são os acidentes de trânsito, a gente conseguiria tranquilamente aumentar em até 20% a nossa capacidade de atendimento de maneira geral. Isso da população com câncer, com problemas cardiológicos, desde adultos a crianças", defende.
HC da Unicamp atende, em média, cinco ocorrências de trauma por acidentes de trânsito da região de Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
No HC, é constante a chegada de pacientes graves levados por viaturas de resgate, seja de concessionárias, Samu ou Corpo de Bombeiros, e até mesmo pelo helicóptero Águia, da PM. São vítimas, em sua maioria, que dependem de cirurgias de emergência e internação em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
"Normalmente chega bem grave, com ventilação mecânica, muitos precisam de cirurgia imediata. Chegam bem instáveis", destaca Adriane Ferreira, enfermeira do HC.
Médico residente na cirurgia geral, Daniel da Silva Maz explica que são pelo menos de 4 a 6 pessoas médicos envolvidos no atendimento do paciente traumatizado, além de outros profissionais da equipe, como enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Acidente de trânsito com vítima na região de Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Aumento de ocorrências
Em média, Campinas registra 12 acidentes de trânsito por dia. Considerando os dados do 1ª quadrimestre de 2024, foram 1.475 ocorrências, aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a metrópole contabilizou 1.425 acidentes entre janeiro e abril de 2023.
Os dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP) mostram que o trânsito em Campinas tem feito centenas de vítimas.
Com 165 óbitos em acidentes de trânsito nos últimos 12 meses, a metrópole aparece com a 2ª maior taxa de mortalidade entre as cidades do estado de São Paulo com mais de 300 mil habitantes. São 14,47 ocorrências a cada 100 mil habitantes, atrás apenas de Sorocaba (SP), com 15.
Já são 53 vidas perdidas nos primeiros quatro meses de 2024, maior número para o período desde 2015. Somente em abril foram 20 óbitos, alta de 150% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
LEIA TAMBÉM:
Campinas registra 2ª maior taxa de mortes no trânsito entre maiores cidades de São Paulo, diz Infosiga
Uma pessoa morre a cada 22 horas em acidentes de trânsito na região de Campinas; veja números
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Publicada por: RBSYS