Capacitação gratuita vai cruzar os rios da Amazônia. Balsa-escola é inaugurada no AM para levar cursos profissionalizantes para ribeirinhos
Leonardo Matheus
Nesta quarta-feira (29), foi inaugurada a primeira Academia Fluvial de Tecnologia da Informação na balsa-escola do Senac Amazonas. A iniciativa oferece capacitação gratuita e tem como objetivo cruzar os rios da Amazônia, levando conhecimento a comunidades ribeirinhas e de difícil acesso.
A balsa-escola é uma unidade móvel de ensino flutuante, equipada com modernos recursos tecnológicos e didáticos. Com a instalação da academia fluvial de TI, além dos serviços já oferecidos, a balsa-escola passa a disponibilizar cursos especializados no segmento de tecnologia da informação.
Com a instalação da academia fluvial de TI, a balsa-escola passa a oferecer também cursos especializados no segmento de tecnologia da informação, além dos outros serviços.
Gabriel Barros, responsável pela área de tecnologia, explicou que o projeto é fruto de uma parceria significativa com o Senac.
"Já temos 150 academias na estrutura do Senac no interior do Brasil. Estamos realizando um trabalho profundo para transformar a educação tecnológica e profissionalizante, preparando jovens para o mercado de tecnologia”, disse.
Atualmente, a balsa está em Manaus, mas o objetivo é, dentro de alguns meses, partir para o interior, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades ribeirinhas.
“É importante que se desenvolvam competências profissionais relativas às atividades econômicas locais. A educação profissional potencializa o desenvolvimento local”, afirmou Ana Beatriz, diretora de educação profissional do Senac Nacional.
Robótica ajuda na aprendizagem e pode ser trabalhada desde o maternal
Publicada por: RBSYS