Massa de ar se intensificou no interior paulista nesta sexta-feira (31) e temperaturas baixas bateram recorde em 2024. Em outros municípios, termômetros marcaram entre 6,3ºC e 11,4ºC. Confira a previsão do tempo para este fim de semana em Ribeirão Preto e região
Os moradores de Ituverava (SP), município de 37 mil habitantes a 100 quilômetros de Ribeirão Preto (SP), acordaram com uma sensação térmica próxima de 0ºC nesta sexta-feira (31).
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Com a passagem de uma massa de ar frio pelo interior de São Paulo ainda em meio ao outono nos últimos dias, a cidade registrou uma temperatura mínima de 3,2ºC por volta das 6h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entrada da cidade de Ituverava, na região de Ribeirão Preto (SP)
Arquivo EP
O recorde em 2024 resultou, de acordo com o instituto, em 0,9ºC de sensação térmica, ou seja, a diferença entre o que o aparelho de medição registra e o que o corpo de fato percebe em um determinado momento e local, em condições influenciadas não só pela temperatura como também por fatores como vento e umidade relativa do ar.
Na casa da confeiteira Cristiane Matos, essa percepção ficou evidente com a queda se acentuando durante a madrugada.
"Fui colocando mais cobertores durante a noite e não conseguia dormir direito. Foi esfriando a cada hora e às seis da manhã estava impossível abrir a porta. Frio cortante", relata.
Segundo ela, muita gente colocou o lixo na rua mais tarde para esperar a temperatura subir um pouco. "Está tão frio que sempre coloco o lixo na rua às 7h30 30 da manhã. Hoje coloquei às 8h30 e não tinha ninguém na rua", conta.
Em outras áreas da região, inclusive em Ribeirão Preto, conhecida por ser uma cidade quente, também houve recorde de temperaturas mínimas no ano. Veja algumas delas:
Bebedouro: mínima de 7,1ºC; sensação térmica de 6,2ºC
Franca: mínima de 11,4ºC; sensação térmica de 10,7ºC
Ituverava: mínima de 3,2ºC; sensação térmica de 0,9ºC
Pradópolis: mínima de 6,3ºC; sensação térmica de 4,9ºC
Ribeirão Preto: mínima de 8ºC; sensação térmica de 6ºC
São Simão: mínima de 7,9ºC; sensação térmica de 6,5ºC
Apesar da sequência de manhãs e noites frias, a expectativa dos meteorologistas é de que as temperaturas subam a partir de sábado (1º), com mínimas na casa dos 15ºC, consideradas normais para o outono, com dias ensolarados e menor força da massa de ar polar.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Publicada por: RBSYS