Campanha de combate aos índices de acidente e morte no trânsito encerrou na quarta-feira (29) após um mês de diferentes atividades na capital e municípios do Estado. Campanha encerrou na quarta-feira (29) no Amapá
Netto Lacerda/GEA
Encerrou na última quarta-feira (29) em Macapá e nos 15 municípios do Amapá, a campanha Maio Amarelo. A ação que busca o combate aos índices de acidente e morte no trânsito contou com diversas ações, entre elas, a blitz da Lei Seca, que abordou 458 condutores, com notificação de 134.
De acordo com o Detran, os motoristas notificados foram encaminhados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
A Lei Seca proíbe a condução de veículos automotores por pessoa com concentração de seis miligramas de álcool por litro de sangue.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Os dados da ação foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), no último dia de ação. Segundo o departamento, mais de 115 mil pessoas foram beneficiadas com a campanha.
Detran faz balanço das ações realizadas durante o maio amarelo no Amapá
Outro número que chama atenção é o de veículos com o escapamento modificado. Em sua maioria são motos que costumam ter um barulho diferente do vindo de fábrica, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A operação Descarga Livre, abordou, entre os dias 12 e 23 de maio, 294 pessoas, dessas 70 foram multadas.
"Descarga Livre": Detran intensifica combate a veículos com escapamento adulterado
Entre os trabalhos desenvolvidos no Maio Amarelo está também o processo de educação no trânsito, que além de envolver as blitz têm a prestação de serviços por meio de informes.
Panfletagem, visitas em escolas, adesivação de veículos e mutirão de doação de sangue com cerca de 100 pessoas são algumas das iniciativas.
VEJA TAMBÉM:
Maio amarelo: ação educativa de cuidado no trânsito acontece nesta sexta-feira (17) em Macapá
O diretor-presidente do Detran, capitão Rorinaldo Gonçalves, aponta um saldo positivo da campanha. Apesar dos números de notificações, a “semente” de um trânsito melhor foi plantada, de acordo com o gestor.
“O retorno da campanha superou nossas expectativas. A população amapaense abraçou o Maio Amarelo, sabendo da importância de adotar atitudes pacificadoras, a fim de colaborar para a construção de um trânsito seguro. Conseguimos conscientizar a comunidade de que somente com educação e responsabilidade poderemos reduzir os índices de mortes no trânsito”, disse Rorinaldo.
O Maio Amarelo contou com o apoio da Polícia Militar (PM), por meio dos batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), além da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans).
???? Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Publicada por: RBSYS