Ao todo, 12 alunos tiraram nota mil na redação: um aluno de escola pública, de Minas Gerais, e todos os outros da rede particular. Foi o menor resultado dos últimos 10 anos. Só 12 estudantes tiram nota 1.000 na redação do Enem
O MEC - Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (13) o resultado do Enem 2024. A nota média aumentou, mas despencou o número de estudantes que tiraram máxima na redação.
A Melissa Goelzer, que se formou em um colégio militar de Brasília, não acreditou quando viu a página do participante Nota mil na redação. Agora, vai tentar medicina.
"Toda a semana eu tentava fazer uma redação. Não dava sempre, né? Porque tem várias outras matérias, mas eu tentava fazer sempre e procurar saber o que que eu errei e esse tipo de coisa", conta a estudante.
Enem 2024: número de redações com nota máxima é o menor da história
Reprodução/TV Globo
O Danilo Batista, formado em odontologia e que é escritor no Maranhão, também tirou nota mil na redação. Ele, que se formou num colégio particular, está há dez anos tentando cursar medicina. Agora, acha que vai conseguir.
"A gente tenta não ficar ansioso, né, mas deu meia-noite a gente já fica tentando olhar o site. As expectativas ficam lá em cima", afirma o escritor.
Apenas doze alunos tiraram a nota máxima na redação, o menor resultado em quinze anos. Em 2024, 60 alunos tiraram a nota máxima.
Mais de 4 milhões de estudantes se inscreveram no Enem em 2024, quase 400 mil a mais que em 2023. E a nota média, que varia de 0 a mil, foi maior: 546 pontos - três a mais do que em 2023. Os alunos melhoraram em linguagens e redação, mas o resultado foi pior em ciências humanas, ciências da natureza e matemática. O MEC - Ministério da Educação ainda está analisando os números.
"Caberá um pouco ao Inep, às redes, fazer uma avaliação disso. Mas acho que o mais importante é que primeiro nós tivemos um aumento na média geral e depois, consequentemente quando a gente tem uma ampliação do número de alunos que participam do Enem, a expectativa, a perspectiva é que essa média até diminua. Então, a gente considera que foi até positivo a gente ter ampliado”, diz o ministro da Educação, Camilo Santana.
A especialista em políticas educacionais Cláudia Costin reforça que é preciso investir mais na qualidade da educação:
"Nós temos que transformar, tornar a carreira de professor mais atrativa, formar os professores para sua prática profissional, ensinar em tempo integral. País que tem um bom sistema tem só quatro horas de aula no ensino fundamental. Nós temos que ter de sete a nove horas como têm os bons sistemas internacionais e com um ensino, uma educação muito mais com mão na massa que ensine, de fato, a pensar”.
Enem 2024: alunos melhoraram em linguagens e redação, mas o resultado foi pior em ciências humanas, ciências da natureza e matemática
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Como é calculada a nota do Enem 2024 e como saber se fui bem?
Enem 2024: resultado já está disponível; site do Inep apresenta instabilidade
Sisu, Prouni, Fies e universidades no exterior: como usar a nota do Enem
Publicada por: RBSYS