Com amplo uso na jardinagem, família Portulacaceae inclui quase 100 espécies de diversas cores. Onze-horas é planta conhecida na jardinagem
Jéssica Martins/iNaturalist
A planta onze-horas bem que poderia chamar meio-dia, já que o nome popular revela um comportamento curioso das espécies da família Portulacaceae.
É no horário que o sol costuma ficar mais quente que as flores se abrem e atraem diversos polinizadores, principalmente abelhas. Esse processo não dura muito tempo e assim o ciclo se repete no dia seguinte.
“Atualmente, a família Portulacaceae possui cerca de 100 espécies, que são encontradas no mundo todo, sendo que 21 ocorrem no Brasil, segundo os dados do Flora do Brasil", explica a doutora em botânica Thaila Alves dos Santos.
"Mas com frequência esses números mudam, pois a ciência segue descobrindo novas espécies e desvendando duplicidades de nomes que no passado foram dados a mesma planta", completa.
As plantas conhecidas como onze-horas possuem diversas cores
Edson Guilherme/iNaturalist
Entre toda essa diversidade, duas espécies são mais conhecidas e comercializadas no Brasil como ornamentais para jardinagem: a Portulaca umbraticola e a Portulaca grandiflora.
De acordo com a bióloga, ambas são nativas do Brasil, mas também ocorrem por todo continente americano. “Temos registros de Portulaca umbraticola em todas regiões brasileiras, exceto no Norte, já Portulaca grandiflora ocorre na Bahia, São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, diz.
Apesar de algumas espécies da família serem perenes, as cultivadas nos jardins tendem a ser anuais, com um ciclo de vida curto em que crescem, dão flores e morrem em cerca de um ano.
As onze-horas são de fácil cultivo
Abelardo Mendes/iNaturalist
“Essas plantas são ervas que, mesmo com um pequeno porte, normalmente apresentam raízes finas, caules verdes e flexíveis conhecidos como hastes e flores formadas por sépalas verdes e pétalas das mais diversas cores”, esclarece Thaila.
O interesse alto pelo cultivo, de acordo com a botânica, está ligado às próprias flores, que têm cores vibrantes e diversas pétalas. "Acredito que por conta da beleza e abundância das suas flores esses indivíduos passaram a ser amplamente cultivados em vasos e jardins mundo afora", comenta.
As espécies de onze-horas são perenes ou anuais
Edson Guilherme
Além de onze-horas, outras espécies da família Portulacaceae são conhecidas popularmente como beldroega ou bredo, sendo inclusive PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e também amor crescido, que é uma espécie usada na medicina de comunidades tradicionais.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Publicada por: RBSYS