Polícia suspeita que ele tenha sofrido um choque anafilático. Subprefeitura de Santo Amaro afirma que local tem licença de funcionamento. Médica explica o que é peeling de fenol e quais as recomendações
O empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, morreu após realizar um peeling de fenol na segunda-feira (3), em São Paulo. O procedimento estético foi realizado na clínica da influenciadora Natalia Becker, no Campo Belo, zona sul da capital paulista.
O caso, que antes havia sido registrado como "morte suspeita" no 27º Distrito Policial (DP), passou a ser investigado como "homicídio", segundo informou nesta terça (4) a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Segundo a médica Elisette Crocco, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar ou em consultório médico que tenha estrutura de centro cirúrgico. E sempre por um médico dermatologista ou cirurgião plástico. De acordo com a polícia, a suspeita é que Henrique tenha sofrido um choque anafilático.
O que é peeling de fenol
O peeling de fenol consiste na aplicação de um composto orgânico mais ácido do que o álcool e que provoca uma reação inflamatória na pele. A inflamação causa uma descamação da superfície do tecido e reduziria manchas e texturas. Dias após a aplicação, a pele parece “se soltar” do rosto.
"É um procedimento que demanda, sim, que o paciente precisa fazer exames prévios laboratoriais, de sangue, exames de eletrocardiograma", disse Elisette Crocco em entrevista ao Bom Dia São Paulo desta terça-feira (4).
"Durante o procedimento, ele precisa estar monitorizado, ele precisa ter um monitor cardíaco o tempo inteiro durante o procedimento e a pessoa que faz o procedimento tem que saber ler o eletrocardiograma."
Homem morre após procedimento de peeling de fenol em clínica de São Paulo
Procedimento pode afetar o coração
O peeling de fenol não é indicado para todos. Também não deve ser feito por qualquer profissional. Quando a aplicação correta não é respeitada, pode ser altamente perigoso.
A aplicação deve ser feita em um centro cirúrgico com anestesia e monitoramento cardíaco, já que o fenol é cardiotóxico (apresenta efeito nocivo sobre a ação do coração) e pode provocar uma arritmia e até uma parada cardíaca.
Em entrevista ao g1, a dermatologista Edileia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explicou que o procedimento tem contraindicações para pessoas que têm problemas cardíacos, renais ou pele morena.
"O procedimento pode ser feito em ambulatório se a concentração for menor, apenas em áreas da face. Mas o paciente precisa sempre estar monitorado".
O pós não é fácil e é bem agressivo. O paciente sente dor no local horas após a aplicação. No dia seguinte, o rosto fica muito inchado, como se fosse uma queimadura. Dependendo da profundidade (da concentração usada), ele começa a ter uma descamação e a pele começa a soltar após uma semana, 15 dias. Nesse período, é preciso ficar em casa, não pode sair ao sol e deve aplicar um hidratante emoliente na pele.
"O procedimento não é brincadeira. Não deve ser feito em qualquer esquina. Aplicar por conta própria é um risco enorme, a pessoa pode ter uma parada cardíaca", alerta Bagatin
OS RISCOS DO PEELING DE FENOL: Veja mais detalhes sobre o procedimento na reportagem do g1
Por que caso é investigado como homicídio
O procedimento foi realizado na clínica da esteticista Natalia Fabiana de Freitas Antonio, que se identifica nas redes sociais como Natalia Becker.
Em seu site, Natalia se apresenta como "premiada especialista" com consultórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. O delegado solicitou perícia no local e a dona do estabelecimento, de 29 anos, será investigada pela morte. O óbito foi registrado como morte suspeita.
Segundo o marido da influencer, que é coproprietário da clínica e também compareceu ao local, o peeling de fenol é um procedimento superficial e, por isso, não é exigido nenhum exame anterior.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que fará uma apuração sobre a ocorrência na Vigilância Sanitária e que, segundo a Subprefeitura de Santo Amaro, o local possui licença de funcionamento.
Publicada por: RBSYS