Esta é a 3ª vez que a cidade chega ao NC3, mas, nas outras 2 ocasiões — em 6 de dezembro e em 28 de novembro —, o Rio “passou” pelo NC2. Rio de Janeiro visto de Niterói
Reprodução/TV Globo
Pela 1ª vez, o Rio de Janeiro “pulou” do Nível de Calor 1 (NC1) para o Nível de Calor 3 (NC3). Nesta sexta-feira (17), o Centro de Operações Rio informou que a cidade entrou no NC3 às 9h50. A escala vai até 5.
O NC3 caracteriza-se quando há registro de índices de calor alto (36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, 3 dias consecutivos. Segundo a Climatempo, a máxima deve bater 36 graus. Já o Alerta Rio prevê 38 graus (veja a previsão completa).
Esta é a 3ª vez que a cidade chega ao NC3, mas, nas outras 2 ocasiões — em 6 de dezembro e em 28 de novembro —, o Rio “passou” pelo NC2.
Recomendações:
Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
Utilize roupas leves e frescas;
Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
Evite a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
Proteja as crianças com chapéu de abas;
Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.
O que são Níveis de Calor?
O Rio adotou no fim de junho o Protocolo de Calor, para avisar sobre ondas de altas temperaturas. Nas mais intensas, grandes eventos, como shows, poderão ser cancelados. Os alertas serão incorporados aos estágios operacionais da cidade, que há anos orientam os cariocas e os serviços públicos em situações de chuva intensa ou em incidentes.
Assim como na escala de 1 a 5 adotada pelo Centro de Operações, a “fornalha” será classificada em 5 Níveis de Calor (ou NCs, na sigla), e para cada um haverá protocolos a seguir. A morte de uma fã por exaustão térmica durante o show de Taylor Swift no Engenhão, em 2023, foi uma das razões para a criação dessa norma.
Os índices NCs avaliam não só os termômetros, mas também a incidência de raios ultravioleta e a duração, em dias, das altas temperaturas.
O NC1, o NC2 e o NC3 não inspiram cuidados. O NC4, quando há previsão de calor intenso por pelo menos 3 dias seguidos, já vai alterar a rotina do carioca: serão disparados avisos para que a população procure as "ilhas de resfriamento" — locais previamente indicados com refrigeração.
O NC5 prevê, além das medidas anteriores, a suspensão de atividades de risco realizadas ao ar livre. A prefeitura destaca que isso inclui atividades esportivas e até serviços de asfaltamento e limpeza urbana.
Neste estágio, o comitê divulgará boletins meteorológicos a cada 6 horas, além de um boletim epidemiológico em até 72 horas após o fim da onda de calor.
O NC5 se caracteriza por pelo menos 2 horas do dia com mais de 44°C durante 3 dias consecutivos.
Previsão do tempo
A Climatempo explicou que o posicionamento de um sistema de alta pressão no mar favoreceu a mudança na direção dos ventos, trazendo ar mais quente do interior do continente. O sol consegue aparecer mais, e o calor retorna, com previsão de 36°C na capital.
A combinação de calor e umidade ainda pode provocar pancadas de chuva isoladas e passageiras entre a tarde e a noite que podem ser fortes e acompanhadas por raios.
Os ventos continuam fracos a moderados, mas com rajadas ocasionais de até 50 km/h no litoral do estado.
O fim de semana será de sol e calor em todo o Rio de Janeiro. As temperaturas seguem em elevação, e a máxima na capital é de 39°C no sábado (18) e 38°C no domingo (19). O tempo fica mais estável em relação ao que foi observado durante toda a semana, e a previsão é de pouca chuva em apenas algumas áreas do estado.
Segunda-feira (20), Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, o calor continua predominando em todo o estado, com máxima de 40°C na capital. Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas no fim do dia.
A terça-feira (21) segue sem mudanças no tempo, apesar de a temperatura diminuir um pouco segue muito quente, com máxima de 38°C na capital. Apenas a partir de quarta-feira (22), com a passagem de uma frente fria pelo mar, é que o tempo começa a mudar mais.
Publicada por: RBSYS