Soluções tecnológicas facilitam uma operação mais sustentável, do cálculo das emissões de carbono à geração de documentos comprobatórios Ao identificar e contornar os impactos gerados, a empresa consegue se tornar mais competitiva no mercado
Reprodução/Freepik
Um tema que vem ganhando cada vez mais relevância dentro das empresas para reduzir seus impactos ambientais é a ecoinovação, um processo que, como o próprio nome sugere, combina responsabilidade ambiental com inovação tecnológica.
Para além de minimizar os impactos ao meio ambiente, a integração de diversas soluções e práticas sustentáveis no dia a dia operacional permite encontrar formas mais eficientes de realizar as atividades em todas as áreas do negócio, o que frequentemente leva a melhorias e traz benefícios como:
Redução de custos
Identificação e mitigação dos riscos que podem prejudicar a reputação da empresa
Garantia de que a empresa esteja em conformidade com a lei
Atração de investidores
Atração e fidelização de consumidores
Fortalecimento do relacionamento com todos os públicos envolvidos na atuação da empresa
Apesar dos ganhos competitivos que a ecoinovação oferece e da necessidade cada vez mais urgente de controlar os impactos ambientais, um levantamento realizado em 2023 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com mais de 2 mil gestores mostrou que menos da metade (47%) das indústrias têm projetos ou planos de ação formais sobre ecoinovação já em andamento. Apenas 30% das empresas possuem trabalhos em execução e somente 17% delas estão perto de iniciar um projeto com esse viés.
Plataformas que permitem ter mais controle dos impactos ambientais
Além de processos produtivos mais eficientes, as plataformas tecnológicas também são grandes aliadas das empresas que desejam entender melhor como suas operações impactam o meio ambiente e de que formas podem reduzir esses impactos.
Embora alguns setores da economia sejam mais poluidores do que outros, fato é que todas as empresas emitem gases de efeito estufa em algum momento de suas operações. Para controlar essas emissões é possível utilizar plataformas como a ingee inovação sustentável, um software para cálculo e gestão de emissões de GEE.
“As empresas conseguem acompanhar as emissões de carbono emitidas nas suas atividades, observar as metas estabelecidas e realizar a descarbonização”, explica a cofundadora da solução, Jéssica de Miranda Paulo.
Enquanto a gestão inadequada de resíduos orgânicos pode afetar o meio ambiente ao gerar chorume que contamina o solo e a água e emitir altos níveis de metano na atmosfera, reaproveitá-los através de técnicas como a compostagem permite gerar um impacto positivo.
A plataforma Resitrack, por exemplo, auxilia na documentação da rastreabilidade dos resíduos através da emissão de documentos junto ao sistema do Ministério do Meio Ambiente e aos sistemas estaduais, o que permite à empresa comprovar que seus resíduos têm tido a correta destinação.
O foco são as empresas consideradas grandes geradoras de resíduos, como indústrias, construtoras e restaurantes, além das organizações que coletam e tratam resíduos ou realizam o gerenciamento de um ou mais geradores.
“Nosso objetivo é simplificar essa declaração e trazer para a formalidade as empresas que hoje não possuem equipe técnica para realizar essa atividade, mas estão sujeitas à fiscalização ambiental. Temos planos gratuitos para associações e cooperativas de catadores e também para empresas que geram até 10 cargas de resíduos por mês”, explica o cofundador da plataforma, Luiz Guilherme Grein Vieira.
Para auxiliar no controle de toda a jornada sustentável da empresa, a plataforma Sustain faz a gestão ESG (considerando os pilares Ambiental, Social e de Governança) combinada com normas e certificações.
“A partir dos diagnósticos realizados na plataforma, a empresa consegue identificar as oportunidades de melhoria, estabelecendo metas e planos de ação para atingi-las. É possível ter acesso à sistematização de dados e evidências, assim como ao monitoramento de indicadores de resultado, facilitando a elaboração de relatórios de sustentabilidade. E a correta gestão dos resíduos é parte essencial dessa abordagem sustentável”, diz a cofundadora da Sustain, Rafaela Francisco.
O impacto que a sua empresa gera no meio ambiente pode ser minimizado com a ajuda da tecnologia e através de práticas sustentáveis que inibem a geração de gases do efeito estufa e a poluição ambiental.
Por meio da compostagem, os resíduos orgânicos do seu negócio podem ser destinados corretamente, e você ainda tem a chance de manter um ciclo virtuoso de sustentabilidade dentro da empresa, através das mudas e do adubo orgânico recebidos mensalmente.
Entenda como a Composta+ pode beneficiar a sua empresa na busca por uma atuação mais verde
Publicada por: RBSYS