A correspondente Raquel Krahenbul acompanhou os eventos do dia com um grupo de repórteres que cobrem a Casa Branca. Correspondente da TV Globo acompanha bastidores da posse de Donald Trump
A correspondente Raquel Krahenbul acompanhou os eventos do dia com um grupo de repórteres que cobrem a Casa Branca e registrou de perto os bastidores da troca de poder.
Chegando na Casa Branca, várias ruas isoladas, cercas protegendo todo o perímetro, segurança reforçada pra posse de Donald Trump, e muitos preparativos precisaram ser adaptados por questão do frio polar que atinge a capital americana. Às 7h, sensação térmica de onze graus negativos.
E um palco gigante, que começou a ser construído na frente da Casa Branca em outubro, não vai servir para nada, assim como grande parte da estrutura dessa posse que custou para a cidade de Washington: um milhão e meio de dólares. Por causa do frio, o evento externo foi cancelado, vai ser tudo interno.
Na Blair o presidente eleito começa o dia dele, antes de chegar na Casa Branca. O dia começa com o presidente ainda Joe Biden.
Jornalistas ficam posicionados na entrada da Casa Branca porque em instantes Joe Biden recebeu o presidente eleito Donald Trump para o tradicional chá. Uma cortesia que Donald Trump não ofereceu a Joe Biden há quatro anos.
A porta se abre e Joe Biden sai com a esposa dele, Jill.
Repórter: Como o senhor está se sentindo, Sr. Presidente?
Biden: Bem. É um dia bonito.
Os bastidores da troca de poder na Casa Branca
Reprodução/TV Globo
A vice-presidente Kamala Harris chegou em seguida com o marido.
Repórter: Como a senhora está se sentindo hoje?
Kamala: Bem. Eu acho que é a democracia em ação. Uma transferência pacífica de poder.
Os bastidores da troca de poder na Casa Branca
Reprodução/TV Globo
E depois dos cumprimentos dos vices, Joe Biden e Jill saíram para recepcionar Donald Trump e Melania.
Repórter: O senhor escreveu uma carta a Trump?
Biden: Escrevi.
Repórter: O que o senhor disse?
Biden: É entre nós dois.
"Bem-vindo a sua casa", diz Biden a Donald Trump.
"Bem-vindo a sua casa", diz Biden a Donald Trump
Reprodução/TV Globo
A reportagem acompanhou tudo de perto no grupo seleto de jornalistas da Casa Branca, que lá chamam de pool. A reportagem passa onde aconteceria o desfile militar, mas este ano ele foi cancelado por causa do frio. É possível ainda vê uma movimentação porque Joe Biden e Donald Trump saíram da cerimônia de chá e estavam a caminho então do Congresso onde aconteceu toda a cerimônia de posse.
Dentro do Congresso americano, e o pool de jornalistas da Casa Branca fica esperando em uma sala no Senado enquanto a cerimônia, o juramento de posse acontece na rotunda do Congresso.
Pool agora em movimento mais uma vez para fazer a saída de Biden do Congresso.
O helicóptero da Força Aérea Americana leva Joe Biden então da base aérea de Washington. De lá, ele vai embora, vai passar uns dias de férias na Califórnia, a reportagem acompanhou os últimos momentos então de Joe Biden deixando Washington.
Na despedida, os líderes do novo governo cumprimentaram os do governo que sai. Trump e Melania caminharam com Biden e Jill até o helicóptero. Ali, se abraçaram. Trump e Biden trocaram algumas palavras finais. E Biden partiu da capital onde viveu pelos últimos quatro anos.
Os bastidores da troca de poder na Casa Branca
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Em 1º discurso, Trump declara emergência na fronteira e fala em taxar países e em expansionismo: 'A era de ouro começa agora'
Trump faz discursos em duas etapas, em tom de campanha e sem notas de conciliação
Biden faz sinal da cruz ao se referir a discurso de posse de Trump: 'Ainda temos muito o que fazer'
Publicada por: RBSYS