Estrutura foi criada pelo cantor e sanfoneiro na Fazenda Tome Xote, no município de Olho D'Água do Borges, no Oeste potiguar. Cidade do Forró, na Fazenda Tome Xote, de Dorgival Dantas
Cleber Dantas/Inter TV Cabugi
O cantor e sanfoneiro Dorgival Dantas abriu sua Fazenda Tome Xote, em Olho D'Água do Borges, na região Oeste do Rio Grande do Norte, para sediar a segunda edição do show Derradeiro de Maio, nesta quarta-feira (29).
A festa marcou a abertura da temporada de festejos juninos no estado e chamou a atenção do público para a "Cidade do Forró", construída pelo cantor na sua propriedade e inaugurada em 2023. A fazenda é considerada patrimônio material cultural do RN.
Prefeitura, bodega, delegacia, igreja, casas. A cidadela é um espaço montado para valorização do forró e da cultura sertaneja, em um cenário que lembra vilarejos nordestinos da década de 1940.
Veja 'Cidade do Forró' construída por Dorgival Dantas no interior do RN
Os pequenos prédios do espaço cenográfico possuem estrutura e, inclusive, móveis. Um dos objetivos do cantor é realizar casamentos na igreja da cidade.
"São casas de verdade. Você pode deitar ali, descansar, dá pra se viver mesmo. É um sertão dentro do sertão", diz Dorgival.
Ainda de acordo com o cantor, a realização do sonho contrariou inclusive orientação de pessoas que não recomendavam o investimento no local. "Era um sonho. Necessidade de felicidade. Eu estou feliz", pontua.
Cidade do forró foi construída por Dorgival Dantas na fazenda Tome Xote, em Olho D'água do Borges
Cleber Dantas/Inter TV Cabugi
Segundo o músico, o objetivo é que o espaço se torne uma atração turística para a região. A fazenda está se organizando para começar a receber visitas programadas ao local.
"O intuito é trazer o turista, as pessoas de fora, para conhecer nossa região, que é bela. Precisamos levar isso para o mundo", defende.
RN1 na Cidade do Forró em Olho D'água do Borges
"Eu quero que o mundo inteiro saiba onde fica Olho D'água do Borges no Rio Grande do Norte", afirma Dorgival, que se tornou embaixador do turismo do estado e também tem o sonho de criar o museu da sanfona no local.
O nome do evento “Derradeiro de Maio”, que abriu a fazenda nesta quarta-feira (29), surgiu por causa de uma tradicional festa que ocorre no interior sempre no mês de maio e que tem esse nome.
“É uma coisa de antigamente que eu vivi e penso que é algo muito bonito”, diz.
Cantor Dorgival Dantas constrói 'Cidade do Forró' no interior do Rio Grande do Norte
Divulgação
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Publicada por: RBSYS