Por causa dos incêndios que não dão trégua, o anúncio dos indicados ao Oscar, que seria na sexta-feira (17), foi adiado mais uma vez, agora para 23 de janeiro. Novos ventos podem aumentar os incêndios na Califórnia
Nos Estados Unidos, o serviço de meteorologia alertou que um aumento da força dos ventos nas próximas horas pode voltar a espalhar o fogo na área de Los Angeles, na Califórnia. As autoridades registraram, até agora, 24 mortes.
Uma família rezou em volta das cinzas da casa que foi queimada. Nesta segunda-feira (13), os bombeiros emitiram um raro alerta de perigo para novos incêndios - o mesmo da segunda-feira (6) e que antecedeu o início da tragédia.
Os ventos voltaram a ganhar força. Em algumas áreas, passaram dos 100 km/h. É por isso que algumas casas têm queimado de cima para baixo. Incêndios que estavam começando a ser contidos ganharam território novamente. O Serviço Nacional de Meteorologia afirmou que essa nova expansão das chamas pode ser “explosiva”.
Geografia da Califórnia e mudanças climáticas ajudam a entender os incêndios sem precedentes
Mais de 90 mil pessoas continuam com ordens para deixar suas casas. Uma equipe de bombeiros do México chegou à Califórnia para ajudar. O Pentágono enviou 1,8 mil soldados da Guarda Nacional, e outros estados americanos também contribuem com voluntários. Ao todo, mais de 14 mil pessoas ajudam no combate às chamas.
Em algumas áreas, a completa devastação é o que acaba ajudando. Sobre montanhas tinha uma floresta. Como não tem mais nada para queimar, a terra acaba isolando o fogo. A chefe do departamento de bombeiros de Los Angeles falou publicamente que a cidade não tinha recursos para lidar com o desastre.
Previsão de ventos fortes desafia quem combate incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos
Jornal Nacional/ Reprodução
A polícia isolou o que teria sido o ponto inicial do incêndio na região de Pacific Palisades. Equipamentos elétricos queimados podem ser uma pista para as causas do primeiro foco.
Por causa dos incêndios que não dão trégua, o anúncio dos indicados ao Oscar, que seria na sexta-feira (17), foi adiado mais uma vez, agora para 23 de janeiro. A Academia cancelou o almoço dos indicados, que seria em 10 de fevereiro, mas manteve a cerimônia do Oscar para 2 de março.
Celebridades e moradores têm ajudado as vítimas. A cantora Beyoncé, por exemplo, doou US$ 2,5 milhões para famílias afetadas. Em um local, 500 voluntários colaboraram na limpeza dos destroços.
Em meio à devastação, alento também em histórias como a de Casey Colvin. Depois de cinco dias fora de casa, ele conseguiu encontrar vivo o cachorrinho que estava perdido.
Previsão de ventos fortes desafia quem combate incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos
Jornal Nacional/ Reprodução
LEIA TAMBÉM
Veja a devastação em uma das áreas mais valorizadas dos EUA
Paris Hilton mostra mansão devastada por incêndio na Califórnia: 'Meu coração se partiu em um milhão de pedaços'
Incêndio na Califórnia atinge bairro de celebridades e tira Ben Affleck, James Woods e mais famosos de casa
Publicada por: RBSYS