Tradicional prato típico em Roraima, paçoca de carne seca e farinha amarela começou a ser preparada nesta quarta-feira (5) e será distribuída gratuitamente na próxima sexta-feira (7) no arraial Boa Vista Junina, em Boa Vista. Paçoca de carne seca lega ingredientes em proporções gigantes
Yara Ramalho/g1 RR
Não tem nada a ver com amendoim! Composta por carne seca e farinha amarela, a “maior paçoca do mundo”, começou a ser feita cinco dias antes de ser servida gratuitamente a ao menos 20 mil pessoas no Boa Vista Junina 2024. Prato típico da cultura indígena, a iguaria é uma das mais populares de Roraima e, para o tradicional arraial, usa quantidades gigantes de ingredientes.
Tão “maceta” quanto o amor do roraimense pela iguaria, é o volume de ingredientes dela. Neste ano, a paçoca leva:
2.800 kg de carne
520 kg de farinha amarela
170 kg de cebola
42 kg de manteiga
Tudo isso para bater o próprio recorde e se manter como a "maior paçoca do mundo", título dado pela prefeitura de Boa Vista, desde a primeira vez em que a paçoca foi servida gratuitamente no arraial, em 2015.
A meta deste ano é entrar para Guinness World Records, o livro dos recordes, e ultrapassar os 1.264 kg servidos no ano passado. Nesta quarta, a produção do prato foi destaque no programa "Mais Você", comandado por Ana Maria Braga.
Paçoca de carne seca e farinha é servida tradicionalmente com banana em Boa Vista
Yara Ramalho/g1 RR
Até a sexta-feira (7), dia em que a paçoca será distribuída, a carne deve passar por uma forrageira, onde será triturada, misturada a farinha e temperada com a manteiga e a cebola.
Paçoca de carne seca e farinha amarela é tradicional em Roraima
Yara Ramalho/g1 RR
Depois de frita, a carne seca é misturada à farinha e inicia o processo para enfim virar a tradicional paçoca de Roraima
Yara Ramalho/g1 RR
*Reportagem em atualização
Publicada por: RBSYS