A forte tempestade que atingiu a cidade na noite da última segunda (23) provocou queda de árvores e postes, causando danos à rede elétrica e deixando toda a cidade sem luz. Cemig prevê restabelecer serviço totalmente nesta quarta-feira (25). Chuva causou estragos e interrupção no fornecimento de energia em Carmo da Mata
Cemig/Divulgação
O Natal de 2024 foi marcado pela escuridão para cerca de 10% da população de Carmo da Mata, município com pouco mais de 11 mil habitantes. A forte tempestade que atingiu a cidade na noite da última segunda-feira (23) provocou queda de árvores e postes, causando danos à rede elétrica e deixando toda a cidade sem energia.
????Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Até o momento, 90% dos moradores já tiveram o serviço restabelecido, de acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). No entanto, 10% ainda estão sem luz, o que equivale a pouco mais de mil pessoas.
A Cemig informou que segue trabalhando para restabelecer o fornecimento em todo o município e explicou que os reparos nas áreas rurais têm enfrentado dificuldades devido ao difícil acesso.
“As equipes continuarão atuando de forma ininterrupta e a previsão é que o fornecimento de energia seja normalizado no município ainda nesta quarta-feira (25)”, disse a Cemig.
Ainda segundo a Cemig, o trabalho está sendo realizado com reforço de equipes e equipamentos em campo, priorizando os casos mais críticos.
Tempestade causa estragos em Carmo da Mata; moradores ficam sem energia e água
Rastros de destruição
A tempestade deixou um rastro de destruição. As rajadas de vento causaram quedas de muros e árvores em diversos pontos da cidade. O córrego Bom Jesus transbordou e casas ficaram alagadas, informou Gustavo Claret, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Serviços essenciais, como o fornecimento de energia elétrica e de água, foram afetados. A Cemig atualizou informações ao longo do dia (veja mais abaixo).
O Corpo de Bombeiros está atuando em Carmo da Mata desde a manhã desta terça-feira (24), realizando ações de suporte e segurança. Segundo o tenente Antônio Vaz, de 80 a 100 pessoas foram diretamente afetadas pela tempestade, muitas delas desalojadas devido aos danos causados nas residências.
"Orientamos essas pessoas a buscarem locais seguros, como a casa de amigos ou parentes, já que há previsão de mais chuva para hoje e para os próximos dias", destacou.
Árvore caiu durante a chuva forte em Carmo da Mata
Cemig/Divulgação
Além do suporte às vítimas, os bombeiros têm atuado na desobstrução de vias e na realização de vistorias para avaliar os estragos em cerca de 60 residências. "Estamos verificando se essas casas têm condições de segurança para que as famílias possam retornar a elas", explicou o tenente Antônio Vaz.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão trabalhando de forma integrada com a Polícia Militar (PM), Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual e Prefeitura. O objetivo é garantir uma resposta eficaz e contribuir para a reconstrução do município.
Fiscalizações em barragens também serão realizadas para verificar se houve algum rompimento.
"Permaneceremos no município atendendo aos chamados pelo 193 e auxiliando os moradores até que a cidade esteja o mais próximo possível da normalidade", ressaltou o tenente Antônio Vaz.
Estragos causados pela tempestade
A tempestade deixou um rastro de destruição em Carmo da Mata. Rajadas de vento derrubaram muros e árvores em diversos pontos da cidade, enquanto o córrego Bom Jesus transbordou, causando alagamentos em várias casas, conforme relatou Gustavo Claret, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Segundo a Cemig, pelo menos 12 postes foram danificados e precisarão ser substituídos, além de outros reparos na rede elétrica. A companhia mobilizou 30 equipes e mais de 120 profissionais, incluindo reforços de cidades como Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Bom Despacho e Formiga.
A companhia explicou que não possui estação meteorológica em Carmo da Mata. A estação mais próxima, localizada em Oliveira, registrou rajadas de vento de até 68,76 km/h na noite de segunda-feira.
Árvores caíram durante o temporal em Carmo da Mata
Reprodução/Redes Sociais
Além da energia elétrica, o abastecimento de água também foi comprometido, porque o sistema usa energia elétrica para bombear água até os imóveis, segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Olady Aleixo.
"Ainda tem alguns pontos, na zona rural, que estão com água, mas o fornecimento está comprometido. A Cemig tem uma previsão de voltar a fornecer energia total em até dois dias, mas acredito que até amanhã cedo o sistema de água será restabelecido, porque eles estão priorizando essa questão", afirmou.
Desde a manhã de terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros está na cidade prestando suporte e garantindo a segurança dos moradores. De acordo com o tenente Antônio Vaz, entre 80 e 100 pessoas foram diretamente impactadas pela tempestade, muitas delas desalojadas devido aos danos em suas residências.
"Orientamos essas pessoas a buscarem locais seguros, como a casa de amigos ou parentes, já que há previsão de mais chuva para hoje e para os próximos dias", destacou Vaz.
Além do apoio às vítimas, os bombeiros estão desobstruindo vias e vistoriando cerca de 60 residências para avaliar se oferecem condições seguras para os moradores retornarem. Inspeções em barragens também serão feitas para identificar possíveis danos ou rompimentos.
Postes de energia elétrica caíram durante a tempestade em Carmo da Mata
Reprodução/Redes Sociais
???? Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Publicada por: RBSYS