Instituição financeira cooperativa fundada no RS apoia com estrutura logística e campanha 1+1 que aporta o dobro do valor arrecadado em doações pelo pix.
Há mais de um mês do início da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, ainda existem cidades alagadas. Onde a água já começou a baixar, o rastro de destruição é desolador.
O evento teve um impacto ambiental e econômico ainda difíceis de serem mensurados. Os dados apontam para uma das maiores tragédias da história das Américas, sendo comparável com a ocorrida durante o furacão Katrina que devastou a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos em 2005.
Somar para multiplicar
Neste início de junho, completa um mês da iniciativa 1 + 1 do Sicredi que viabilizou mais um canal para as doações através do PIX ajuders@sicredi.com.br em que a cada real recebido em doação, o Sicredi doa mais um. Só neste primeiro mês foram mais de R$ 10 milhões e um aporte no mesmo valor feito pela Fundação Sicredi, ultrapassando os R$ 20 milhões em ajuda para o Rio Grande do Sul. O movimento de arrecadação continua e qualquer pessoa pode doar, sabendo que sua contribuição será dobrada com o apoio do Sicredi. A instituição acredita que o seu trabalho vai além do dinheiro, é sobre ter com quem contar.
Gestão das doações
Junto com o decorrer catastrófico das notícias, vimos a união do Brasil e do mundo em prol da cooperação. Milhares de doações e voluntários somaram forças para ajudar como podiam nessa tarefa de resgatar pessoas, ajudar os animais e acolher os desabrigados. Diante desta mobilização, desafios logísticos também se impuseram para que todas as doações chegassem a quem precisa. Para ajudar nesta tarefa o Sicredi, instituição financeira cooperativa, contando com o apoio de parceiros, organizou 16 centros de distribuição de donativos espalhados em pontos estratégicos do estado para reunir mantimentos e itens necessários para a população atingida. Quem atua nesses locais são os próprios colaboradores da instituição e dos parceiros, que tiveram a possibilidade de disponibilizar sua carga horária de trabalho de forma voluntária para apoiar na gestão dos espaços e garantir que os donativos cheguem em quem precisa. Já foram mais de 97 carretas de doações recebidas e distribuídas. As doações arrecadadas continham cargas de roupas, alimentos, água potável, produtos de higiene, itens para camas, entre outros. Os donativos têm sido destinados a abrigos, escolas, hospitais, Defesa Civil do RS e comunidade em geral.
Cooperação na reconstrução
Toda a ajuda vem amenizando as dores da tragédia, mas as consequências de um evento como este são permanentes. O novo desafio que se impõe com o baixar das águas são os planos de reconstrução, planejamento urbano e prevenção de futuras catástrofes. Se por um lado a destruição acontece de forma rápida e avassaladora, o processo para reerguer tudo que foi destruído pode levar anos e a captação e distribuição correta dos recursos financeiros é fundamental para o trabalho de reconstrução.
O Sicredi, segue reforçando seu compromisso com os associados impactados que também terão a necessidade de reconstrução de suas vidas. A instituição financeira cooperativa adotou uma série de procedimentos de auxílio direto a esse público. Dentre as principais medidas, o Sicredi possibilitou a postergação de vencimento das parcelas dos empréstimos e dos financiamentos e bloqueio dos protestos e negativações automáticas de títulos. Até o momento, foram realizadas mais de 50 mil prorrogações de parcelas. No segmento de seguros, foram adiados os vencimentos de parcelas e vigências dos contratos de seguros e priorizados os atendimentos para acionamento desse serviço. A instituição ainda flexibilizou condições de resgate para produtos de investimentos e previdência, assim como isentou o pagamento de multas e juros por atraso em consórcios. Também intensificou medidas para acelerar a emissão de segunda via de cartões, sem custos adicionais, e para substituição de maquininhas danificadas.
Além das iniciativas próprias, a instituição ainda atua como forte canal para que as linhas emergenciais disponibilizadas pelo governo cheguem a quem precisa. Contando com sua rede de agências no Rio Grande do Sul, o Sicredi utiliza sua capilaridade nas regiões atingidas e a proximidade com os associados para atuar como um agente importante de apoio na retomada tanto de empresas como de agricultores e pessoas físicas.
É tempo de cooperar
O Rio Grande do Sul conta com toda a ajuda e seguirá precisando de apoio ao longo dos próximos meses, dada a proporção dos estragos. O Sicredi, que nasceu no RS há mais de 120 anos e hoje está presente em todo o país, reafirma seu compromisso com as comunidades gaúchas e dobrará cada real recebido por meio do pix da Fundação Sicredi. Além de continuar na linha de frente pela reconstrução do estado, mantendo centros de distribuição de donativos, medidas em apoio aos seus associados impactados e suporte aos colaboradores que atuam na região.
Quer saber como ajudar? É só acessar www.sicredi.com.br/site/ajuders/ para conhecer os detalhes e regras do movimento 1+1 e fazer a sua doação.
Publicada por: RBSYS