De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, as chamadas e-bikes possuem autonomia para percorrer até 50 km. Bicicletar, em Fortaleza, passa a contar com bicicletas elétricas
Yuri Allen/Prefeitura de Fortaleza
A partir desta segunda-feira (3), o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, o Bicicletar, vai receber suas primeiras bicicletas elétricas. Neste primeiro momento, serão entregues 50 bikes do novo modelo, que serão distribuídas entre as estações da capital cearense.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
As chamadas e-bikes vão entrar em operação gradativamente. As primeiras 50 unidades já vão ser distribuídas entre as 105 estações do Bicicletar partir de hoje, e outras 50 unidades devem ser incorporadas ao sistema nos próximos dois meses.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, as e-bikes possuem autonomia para percorrer até 50 km. A bicicleta possui pedal assistido que serve como ignição para o ciclista ativar o motor elétrico. A recarga das bikes elétricas será de responsabilidade da empresa Serttel, que mantém o sistema.
Todos as e-bikes possuem dispositivos de GPS e a Serttel terá informações em tempo real da localização e do status da bateria. Quando a bateria estiver inferior a 30%, a Serttel deve recolher a fazer para a recarga.
LEIA TAMBÉM:
Programa oferece 2.200 vagas em cursos gratuitos de tecnologia no Ceará; veja como se inscrever
Xaropes expectorantes comuns podem ajudar no tratamento da Covid fraca ou moderada, diz estudo da UFC
Se a bateria descarregar enquanto o usuário utilizar a bicicleta, ou seja, antes do recolhimento pela empresa, a e-bike funciona como uma bike convencional, sendo impulsionada pelo pedal.
Para utilizar as bicicletas elétricas, o procedimento é o mesmo das outras bicicletas convencionais disponibilizadas no Bicicletar:
Para usuários do Bilhete Único e estudantes com carteirinha, o passe é gratuito para viagens com duração de até 60 minutos, de segunda a sábado, ou de até 90 minutos, aos domingos e feriados.
Quem não possui Bilhete Único nem carteirinha deve adquirir o passe do Bicicletar no site ou no aplicativo.
A aquisição das bicicletas elétricas faz parte do Pedala Mais, programa de incentivo ao uso de bikes em Fortaleza. Entre outras medidas, o projeto tem em suas metas a modernização do sistema Bicicletar, criado em 2014.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), até o momento o Pedala Mais já revitalizou ou substituiu 59 estações, incluindo as bicicletas, e instalou 21 novas estações.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Publicada por: RBSYS