Se pedido for acatado, o terreno do edifício São Pedro, que está localizado em um das áreas mais valorizadas de Fortaleza, seria cedido por tempo indeterminado à universidade. Terreno onde ficava o edifício São Pedro após conclusão dos serviços de demolição
Daniel Calvet/Prefeitura de Fortaleza
A Universidade Federal do Ceará (UFC) solicitou à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a cessão gratuita do terreno onde estava instalado o Edifício São Pedro, recentemente demolido pela Prefeitura de Fortaleza. Segundo a UFC, o plano é construir no local um equipamento acadêmico das áreas de cultura, arte e eventos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O equipamento a ser construído no terreno do edifício São Pedro deve fazer parte do novo Campus da Praia de Iracema, um espaço anunciado pela UFC para abrigar a graduação, a pós-graduação e os laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
O local também deve ser a sede do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), que vai funcionar como uma espécie de museu interativo com exibições sobre ecossistemas do Ceará, fósseis, descobertas arqueológicas e divulgação científica em geral.
Conforme o anúncio inicial, de dezembro de 2023, o campus de Iracema seria construído no terreno do projeto abandonado do Acquario do Ceará, localizado a cerca de 700 metros do edifício São Pedro. A doação foi oficialmente selada em maio deste ano.
Demolição do Edifício São Pedro é concluída
A UFC anunciou que os Correios também doariam um terreno próximo ao Acquario para a universidade, de modo a obter mais espaço para a instalação do novo campus. O processo de doação, no entanto, ainda está em fase de estudos.
Agora, com o terreno do São Pedro, a UFC espera ampliar o tamanho do campus de Iracema, que ainda não tem prazo para começar a ser construído. "Esse espaço abre a possibilidade de o novo campus da UFC receber, além do LABOMAR e do CTCN, outras unidades acadêmicas, o que ainda passará por estudos e debates nos colegiados da Universidade", explicou a universidade.
A universidade informou que pretende iniciar "com a maior brevidade possível" os procedimentos para a imissão de posse do terreno, que é o processo legal usado para assumir efetivamente a posse de um bem e retirá-lo do controle de terceiros.
"No entendimento da Universidade, a cessão de uso do terreno na Praia de Iracema visa ao atendimento de interesses públicos da União e dos demais poderes públicos, tendo em vista que, além das atividades finalísticas da UFC, o Campus de Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região", afirmou a universidade.
Edifício São Pedro, em Fortaleza, antes da demolição. Prédio está em uma das regiões mais caras da cidade
Prefeitura de Fortaleza
O pedido da UFC é uma reviravolta no imbróglio do edifício São Pedro. O prédio inaugurado em 1951 estava em ruínas, e em março deste ano a Prefeitura de Fortaleza anunciou a demolição da estrutura por estar em "situação precária e risco de desmoronamento".
No entanto, apesar de ter assumido a demolição, a Prefeitura informou que não desapropriou o terreno, que continuaria, portanto, em posse dos antigos donos do prédio arruinado.
Edifício São Pedro
Initial plugin text
A gestão municipal, inclusive, anunciou na última quinta-feira (6) que os proprietários do edifício assinaram um termo para ressarcir os cofres públicos em R$ 1,8 milhão, que seria o custo da demolição.
Porém, se a imissão de posse for confirmada para a UFC, o terreno do edifício, que está localizado em um das áreas mais valorizadas de Fortaleza, passaria a ser controlado pela universidade.
Edifício São Pedro ajuda a contar a história de Fortaleza e segue sem destino definido
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Publicada por: RBSYS