Equipe do Jornal Nacional viu de perto a sessão de tribunal que tornou Trump o 1º presidente da história condenado criminalmente. Donald Trump é condenado por fraude em Nova York
Acompanhar de perto o julgamento de Donald Trump exige tempo, paciência e uma boa coluna. Para entrar no tribunal, por exemplo, são várias filas.
Trump se torna o 1º ex-presidente dos EUA a ser condenado por crime
A principal tem barracas, guarda-chuvas e gente guardando lugar por quase doze horas. Antes das nove horas da manhã, a equipe do Jornal Nacional entrou, mas não sem antes passar pela revista da segurança.
Trump foi considerado culpado em julgamento sobre fraude e suborno
TV Globo/ Reprodução
Lá dentro não pode filmar, tirar fotos, nem mesmo levantar o celular ou falar ao telefone. A única comunicação permitida é emails ou mensagens de texto.
As câmeras podem registrar a entrada e saída de Trump. E um grupo restrito pode fotografar rapidamente.
Por isso o tribunal tem um time de desenhistas que reproduz esboços do que acontece ao longo do julgamento.
Os desenhistas tentam capturar as expressões de Trump, do advogado de defesa e dos promotores. Além do juiz e de todas as testemunhas que passaram por aqui nas últimas seis semanas.
Hoje Donald Trump parecia cansado. Ficou longos momentos de olhos fechados. A sessão começou cedo, com o juiz relendo trechos das instruções a pedido do júri. A bola agora está no campo deles os sete homens e cinco mulheres que vão decidir se o ex-presidente é inocente ou culpado.
Eles também ouviram trechos de depoimentos de duas testemunhas. Em vez de usar uma gravação e passar os trechos do testemunho real, duas funcionárias do tribunal leram os trechos solicitados, sem emoção, sem edição, palavra por palavra.
Os membros do júri têm um laptop sem acesso à internet para ouvirem as evidências em áudio e vídeo. Eles não têm acesso às transcrições dos depoimentos, somente às anotações que fizeram ao longo das últimas semanas.
Donald Trump foi acusado de falsificar registros financeiros para esconder o pagamento feito pelo silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels, com quem teria tido um caso.
As provas analisadas pelo júri incluíam cheques, recibos e livros caixa dos pagamentos feitos por trump ao ex-advogado dele, Michael Cohen.
Hoje Trump mais uma vez disse que o julgamento só serve pra atrapalhar a candidatura dele à Presidência. Até porque, em vez de fazer campanha, ele é obrigado a comparecer à corte até sair o veredito, por isso o ex-presidente tem pressa.
Às quatro da tarde o juiz reabriu a sessão. Todos imaginaram que seria o fim de mais um dia de deliberação. Trump conversava e ria animadamente com seu advogado, quando o juiz anunciou que o júri tinha dito que chegou a um veredito.
A partir daí, o ex-presidente ficou sério, cruzou os braços e não quis mais conversa. Não disse uma palavra quando o júri anunciou que o ex-presidente tinha sido considerado culpado de forma unânime por todas as 34 acusações
Na saída do tribunal, ele disse que o julgamento foi manipulado por um juiz tendencioso e corrupto. "Isso foi uma desgraça", afirmou o ex-presidente.
Já o presidente Joe Biden disse nas redes sociais que só há uma forma de manter Trump fora do salão oval: na urna da eleição.
Donald trump continua solto até a próxima audiência, no dia 11 de julho, quando o juiz Juan Merchan vai definir a sentença. Trump deve recorrer. A seu favor, ele tem os argumentos de ser réu primário e ter 77 anos.
A partir daí, os americanos saberão se o primeiro ex-presidente condenado criminalmente da história do país vai concorrer à Casa Branca atrás das grades.
Carolina Cimenti conta como Trump reagiu ao saber que foi declarado culpado: 'sentiu um baque'
Publicada por: RBSYS