Obras fazem parte do plano de restauração do monumento histórico. Previsão da conclusão desta etapa é para fevereiro deste ano. Fase inicial da restauração da Fortaleza de São José deve ser concluída até fevereiro
Desde agosto de 2024, a Fortaleza de São José de Macapá, na área central da capital, está passando por obras de restauro na estrutura. A ideia é manter as características do monumento histórico, mesmo após a reforma.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com a gestão estadual, a previsão de entrega desta fase ‘emergencial’ é para o mês de fevereiro. Já a conclusão de todo o restauro é para o mês de setembro.
A Fortaleza está localizada às margens do rio Amazonas, compreendendo uma área de cerca de 30 mil metros quadrados e, para a realização da restauração, uma consulta pública foi feita junto à população. Segundo o governo, o investimento na obra é de cerca de R$ 27,1 milhões, fruto de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Restauração da Fortaleza de São José de Macapá terá investimento de R$ 27 milhões
Veja quais são os reparos emergências:
Troca de telhados;
Aplicação de subcobertura metálica para proteção dos forros;
Poda de arbustos;
Restauração de rampas de acesso
Recuperação das estruturas de madeira;
Instalação de canaletas perimetrais e drenos purgadores;
Reparos nas quatro rampas que levam aos baluartes.
Restauro Fortaleza de São José de Macapá
Gea/Divulgação
O engenheiro coordenador técnico da obra, Marcio Joppert, destaca como o restauro está sendo realizado.
“Estamos lavando as telhas originais, as que estão em bom estado iremos utilizar. Houve uma importação de telhas, a gente conseguiu uma olaria que tentou reproduzir de forma parecida as bicas das telhas, e como capa estamos usando o mesmo tecido que encontramos para manter esse padrão cromático da Fortaleza que todo mundo conhece, privilegiando as mais amarelas, mescladas, as avermelhadas”, destacou Marcio Joppert.
Fortaleza de São José de Macapá
Obras iniciaram nesta terça-feira (6)
Mariana Ferreira/g1
Palco de histórias ancestrais e parte do imaginário amapaense, o monumento está entre as fortificações candidatas ao patrimônio da Humanidade pela Unesco. Inaugurada no dia 19 de março de 1782, a Fortaleza de São José ocupa uma área extensa de quase 30 mil metros quadrados, sendo um dos mais antigos pontos turísticos da capital amapaense.
A fortificação foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 22 de março de 1950, em um ato de reconhecimento à sua importância histórica e arquitetônica. Em 2007, o local se tornou museu.
Para quem administra a área, as obras representam um avanço no turismo da capital. Além disso, é um compromisso da história do Estado.
“Há mais de 20 anos a Fortaleza não recebia esses reparos, por isso, são serviços feitos com toda cautela. Por exemplo, quando foram retirados alguns assoalhos de madeira, viram que por baixo era bastante fundo, tivemos que comunicar o Iphan e foi solicitado o acompanhamento de arqueólogos, para averiguar se não teria algum artefato, que inclusive já foi achado durante esse restauro. Então, é todo um acompanhamento que o Governo do Estado solicita que seja feito nesse processo tão importante da nossa história”, explicou Analene Nogueira, chefe de unidade responsável pela preservação do patrimônio histórico.
LEIA TAMBÉM:
Quase 40 mil turistas estrangeiros visitaram o Amapá em 2024, mostra balanço do governo federal
Aeroporto Internacional de Macapá registrou 602 mil passageiros em 2024
???? Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Publicada por: RBSYS