Água avançou rápido sobre as ruas a partir da noite de terça-feira (28). Nível alto do Guaíba, Arroio Dilúvio sobrecarregado e a gravidade ser a única forma de esvaziamento da região estão entre os motivos para o alagamento, de acordo com a prefeitura. Bairro de Porto Alegre volta a alagar
Um bairro de Porto Alegre voltou a alagar nesta quarta-feira (29): o Praia de Belas. A situação pegou moradores da região de surpresa, que tiveram que improvisar para sair de casa, como mostra o vídeo feito por Margarete Oliveira, que reside em um prédio que fica na Rua Vicente de Paula Dutra (veja acima).
???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Na imagem, é possível ver um homem com a água já na altura das canelas carregando uma mulher nas costas. A rua está completamente alagada.
Conforme Margarete, o bairro começou a inundar na noite de terça-feira (28) e a água "avançou muito rápido".
Outro ponto que alagou no bairro foi a Avenida Borges de Medeiros, próximo ao Tribunal de Justiça do estado. O nível da água subiu tanto na via que foi o suficiente para quase deixar carros submersos.
Avenida Borges de Medeiros alagada no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre
Kathlyn Moreira/GZH
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o alagamento ocorreu por três motivos: nível alto do Guaíba, Arroio Dilúvio sobrecarregado e a gravidade ser a única forma de esvaziamento da região.
"O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que, naquela região, o escoamento das águas pluviais é através da gravidade para o Arroio Dilúvio. Como o nível do lago Guaíba segue elevado, o arroio também está com a capacidade comprometida, o que faz com que a água que deveria escoar, retorne pelas bocas-de-lobo. A diferença do nível pode ser notada justamente em razão da instabilidade do nível do Guaíba", disse o Dmae.
Conforme medição feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Guaíba estava em 3,88 metros às 13h15 desta quarta. A cota de inundação, ou seja, o nível que o lago pode atingir ser transbordar, é de 3,60 metros.
Homem carrega nas costas mulher de dentro de prédio após rua alagar em Porto Alegre
Margarete Oliveira/Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS